Avaliação Nutricional - Parte 1

Avaliação Nutricional

Livro Didático Digital - Parte 1

Autoria

Caique dos Santos Ramalho

Olá! Sou formado em Nutrição pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), participei durante a graduação de monitorias em congressos, disciplinas e empresas com foco em empreendedorismo no ramo de alimentação. Atuei em liga acadêmica e projetos de pesquisas no âmbito externo e interno da universidade. Tenho experiência na área Ambulatorial, com foco nas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), pela mesma universidade.

Tatiane Melo de Oliveira

Olá! Sou formada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Nutrição Clínica sob a forma de residência e mestre em alimentos, nutrição e saúde pela mesma universidade. Atualmente, estou cursando doutorado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tenho experiência técnico-profissional na área de Nutrição Ambulatorial, Hospitalar e como palestrante e professora de graduação e pós-graduação.

Iconográficos

Estes ícones irão aparecer em sua trilha de aprendizagem para indicar diferentes tipos de conteúdo:

OBJETIVO

Início do desenvolvimento de uma nova competência

NOTA

Observações ou complementações para o seu conhecimento

EXPLICANDO MELHOR

Explicações detalhadas de conceitos

SAIBA MAIS

Textos, referências bibliográficas e links para aprofundamento

ACESSE

Sites para download, vídeos, textos, podcasts

ATIVIDADES

Atividades de autoaprendizagem

DEFINIÇÃO

Apresentação de novos conceitos

IMPORTANTE

Observações prioritárias

VOCÊ SABIA?

Curiosidades e indagações lúdicas

REFLITA

Chamada para reflexão ou discussão

RESUMINDO

Resumo acumulativo das últimas abordagens

TESTANDO

Questões explicadas ao final de uma competência

Introdução

Você sabia que a área de Avaliação Nutricional é uma das mais importantes para o profissional de Nutrição? A avaliação nutricional é de extrema importância para nortear a conduta nutricional do indivíduo. É com base na avaliação nutricional que o nutricionista irá definir a sua conduta, e é por meio dessa mesma disciplina que o profissional irá monitorar e acompanhar os resultados gerados.

Objetivos de Aprendizagem

Ao término desta unidade, você será capaz de:

  1. Interpretar os conceitos e as definições básicas da avaliação e do diagnóstico nutricional.
  2. Interpretar os métodos diretos em Avaliação Nutricional.
  3. Interpretar os métodos indiretos em Avaliação Nutricional.
  4. Interpretar os princípios, as peculiaridades e a aplicação da avaliação nutricional em coletividades.

Conceitos e Definições Básicas

Avaliação do Estado Nutricional

No dicionário, a palavra "avaliar" significa analisar, julgar, classificar e, para realizar uma avaliação, julgamento ou classificação, precisamos ter valores de referência, ou seja, valores que estão de acordo com a normalidade.

Uma definição interessante de estado nutricional é proposta por Vasconcelos (1993): "o estado nutricional é a síntese orgânica das relações entre o homem, a natureza e o alimento, as quais se estabelecem no interior de uma sociedade".

EXPLICANDO MELHOR:

Considerando a junção dos conceitos acima, a avaliação do estado nutricional é a forma como o profissional nutricionista consegue analisar, com base em parâmetros de referência, o corpo humano e as suas respostas ou reações a todos os possíveis interferentes: fatores ambientais, alimentação consumida e relações sociais.

Métodos de Avaliação Nutricional

Métodos Diretos

  • Antropometria (peso, altura, dobra cutânea)
  • Exames laboratoriais ou bioquímicos
  • Consumo alimentar (inquéritos alimentares)
  • Métodos de tecnologia sofisticada (densitometria, tomografia, ultrassom, bioimpedância)

Métodos Indiretos

  • Anamnese alimentar ou história dietética
  • Exame clínico nutricional (sinais e sintomas)
  • Formulários de triagem e diagnóstico nutricional
  • Estudos demográficos

Diagnóstico Nutricional

O diagnóstico nutricional é o resultado da interpretação dos dados obtidos durante o processo de avaliação do estado nutricional. Representa uma junção de diagnósticos parciais de diferentes métodos de avaliação, todos com um único objetivo: identificar o problema nutricional existente e as possíveis causas que possam explicá-lo.

PASSO A PASSO do Diagnóstico Nutricional:

  1. Identificar do que se trata a situação-objetivo
  2. Definir quais são os métodos adequados para a situação
  3. Aplicar os métodos escolhidos conforme a técnica adequada
  4. Interpretar cada método aplicado de forma isolada
  5. Confrontar e juntar todas as informações para obter um diagnóstico nutricional definitivo

IMPORTANTE:

O diagnóstico nutricional é de fundamental importância para a determinação da conduta nutricional adequada. Além de servir para determinar a atual situação nutricional do indivíduo, o diagnóstico nutricional também é importante para monitorar a conduta nutricional.

Métodos Diretos em Detalhe

Antropometria

VOCÊ SABIA?

A palavra "antropometria" vem do grego, em que anthro significa corpo; e metria significa medida. Portanto, antropometria é a medida do corpo.

A antropometria é um método direto de avaliação nutricional, onde são realizadas medidas nas dimensões corporais do indivíduo com o objetivo de determinar o diagnóstico nutricional ou monitorá-lo.

Vantagens da Antropometria:

  • Equipamentos portáteis e de baixo custo
  • Técnicas não invasivas
  • Resultados rápidos e confiáveis
  • Pode ser usada para monitorar intervenções nutricionais

Limitações da Antropometria:

  • Baixa sensibilidade para detectar desnutrição aguda
  • Não detecta carências nutricionais específicas
  • Pode ser afetada pela presença de edema

Exames Bioquímicos

A avaliação bioquímica do estado nutricional é um método direto de avaliação, sendo uma das formas mais objetivas de avaliar alterações no estado nutricional.

REFLITA:

Ao nutricionista é permitido, por lei, a solicitação de exames laboratoriais/bioquímicos. No entanto, apesar de não estar definido quais são os exames liberados ou proibidos, cabe ao profissional o bom senso de solicitar os exames que estejam compatíveis à avaliação do estado nutricional.

EXEMPLO:

Por meio da avaliação dos exames laboratoriais é possível identificar que o indivíduo está com um quadro de anemia, antes que ele comece a apresentar os sintomas da anemia já instalada. Assim, será possível realizar um tratamento antes dos sinais e sintomas físicos.

Consumo Alimentar

Para a avaliação do consumo alimentar contamos com a aplicação dos inquéritos dietéticos. Esses métodos permitem uma avaliação quantitativa e/ou qualitativa do consumo alimentar do indivíduo.

Classificação dos Inquéritos Alimentares:

Prospectivos: registram informações recentes e estão associados à dieta atual (registro alimentar diário estimado, registro alimentar pesado).

Retrospectivos: colhem a informação do passado imediato ou a longo prazo (frequência alimentar, história dietética, recordatórios de 24h).

Métodos Indiretos em Detalhe

História Dietética ou Anamnese Alimentar

Trata-se de uma entrevista ampla com o objetivo de coletar todas as informações referentes aos hábitos alimentares do indivíduo durante a avaliação nutricional.

NOTA:

Todas essas informações coletadas na anamnese alimentar serão de grande importância para a prescrição nutricional e o estabelecimento da conduta dietoterápica. Não adianta prescrever um cardápio ao indivíduo sem saber quais são suas preferências e/ou aversões.

Exame Físico

Exame físico ou semiologia compreende o estudo e a identificação dos sinais e sintomas do indivíduo que comprovam o comprometimento do estado nutricional.

PASSO A PASSO do Exame Físico:

O exame físico deve ser iniciado a partir da cabeça até a região plantar. Seguindo a ordem: cabelo, olhos, narinas, face, boca, pescoço, tórax, membros superiores, membros inferiores, pele e sistemas.

IMPORTANTE:

A ordem (região da cabeça em direção à dos pés) do exame físico é importante, principalmente para segurança do paciente. Não é nada higiênico avaliar tecidos externos das pernas ou pés e, depois, mucosas, como os olhos ou a boca.

Avaliação Nutricional em Coletividades

A avaliação nutricional de coletividades diz respeito à avaliação nutricional de grupos populacionais específicos, buscando identificar o diagnóstico nutricional desses grupos.

EXPLICANDO MELHOR:

O estado nutricional é a forma como o corpo se manifesta, biologicamente, a forma como ocorre a relação entre os processos orgânicos com os aspectos sociais e externos. O estado nutricional representa o resultado do equilíbrio entre o consumo de alimentos (nutrientes) e o gasto de energia exigido pelo corpo.

Objetivos do Diagnóstico Nutricional Coletivo:

  • Diagnosticar a magnitude dos problemas nutricionais
  • Identificar a distribuição geográfica dos problemas
  • Analisar os possíveis fatores explicativos
  • Sugerir intervenções nutricionais para grupos
  • Monitorar o resultado das intervenções
  • Planejar políticas públicas e programas
  • Avaliar os resultados das políticas existentes

RESUMINDO:

Você deve ter aprendido que a avaliação nutricional pode ser realizada individualmente ou de forma coletiva. Aprendeu também que existem diferenças importantes entre o diagnóstico individual e o diagnóstico coletivo. Além disso, viu como as pesquisas científicas podem ajudar no desenvolvimento de programas nutricionais importantes para a população.

Baseado no material de Avaliação Nutricional - Livro Didático Digital

Desenvolvido para fins educacionais