Autoria
Iconográficos
Estes ícones irão aparecer em sua trilha de aprendizagem para indicar diferentes tipos de conteúdo:
OBJETIVO
Início do desenvolvimento de uma nova competência
NOTA
Observações ou complementações para o seu conhecimento
EXPLICANDO MELHOR
Explicações detalhadas de conceitos
SAIBA MAIS
Textos, referências bibliográficas e links para aprofundamento
ACESSE
Sites para download, vídeos, textos, podcasts
ATIVIDADES
Atividades de autoaprendizagem
DEFINIÇÃO
Apresentação de novos conceitos
IMPORTANTE
Observações prioritárias
VOCÊ SABIA?
Curiosidades e indagações lúdicas
REFLITA
Chamada para reflexão ou discussão
RESUMINDO
Resumo acumulativo das últimas abordagens
TESTANDO
Questões explicadas ao final de uma competência
Introdução
Você sabia que a área de Avaliação Nutricional é uma das mais importantes para o profissional de Nutrição? A avaliação nutricional é de extrema importância para nortear a conduta nutricional do indivíduo. É com base na avaliação nutricional que o nutricionista irá definir a sua conduta, e é por meio dessa mesma disciplina que o profissional irá monitorar e acompanhar os resultados gerados.
Objetivos de Aprendizagem
Ao término desta unidade, você será capaz de:
- Interpretar os conceitos e as definições básicas da avaliação e do diagnóstico nutricional.
- Interpretar os métodos diretos em Avaliação Nutricional.
- Interpretar os métodos indiretos em Avaliação Nutricional.
- Interpretar os princípios, as peculiaridades e a aplicação da avaliação nutricional em coletividades.
Conceitos e Definições Básicas
Avaliação do Estado Nutricional
No dicionário, a palavra "avaliar" significa analisar, julgar, classificar e, para realizar uma avaliação, julgamento ou classificação, precisamos ter valores de referência, ou seja, valores que estão de acordo com a normalidade.
Uma definição interessante de estado nutricional é proposta por Vasconcelos (1993): "o estado nutricional é a síntese orgânica das relações entre o homem, a natureza e o alimento, as quais se estabelecem no interior de uma sociedade".
EXPLICANDO MELHOR:
Considerando a junção dos conceitos acima, a avaliação do estado nutricional é a forma como o profissional nutricionista consegue analisar, com base em parâmetros de referência, o corpo humano e as suas respostas ou reações a todos os possíveis interferentes: fatores ambientais, alimentação consumida e relações sociais.
Métodos de Avaliação Nutricional
Métodos Diretos
- Antropometria (peso, altura, dobra cutânea)
- Exames laboratoriais ou bioquímicos
- Consumo alimentar (inquéritos alimentares)
- Métodos de tecnologia sofisticada (densitometria, tomografia, ultrassom, bioimpedância)
Métodos Indiretos
- Anamnese alimentar ou história dietética
- Exame clínico nutricional (sinais e sintomas)
- Formulários de triagem e diagnóstico nutricional
- Estudos demográficos
Diagnóstico Nutricional
O diagnóstico nutricional é o resultado da interpretação dos dados obtidos durante o processo de avaliação do estado nutricional. Representa uma junção de diagnósticos parciais de diferentes métodos de avaliação, todos com um único objetivo: identificar o problema nutricional existente e as possíveis causas que possam explicá-lo.
PASSO A PASSO do Diagnóstico Nutricional:
- Identificar do que se trata a situação-objetivo
- Definir quais são os métodos adequados para a situação
- Aplicar os métodos escolhidos conforme a técnica adequada
- Interpretar cada método aplicado de forma isolada
- Confrontar e juntar todas as informações para obter um diagnóstico nutricional definitivo
IMPORTANTE:
O diagnóstico nutricional é de fundamental importância para a determinação da conduta nutricional adequada. Além de servir para determinar a atual situação nutricional do indivíduo, o diagnóstico nutricional também é importante para monitorar a conduta nutricional.
Métodos Diretos em Detalhe
Antropometria
VOCÊ SABIA?
A palavra "antropometria" vem do grego, em que anthro significa corpo; e metria significa medida. Portanto, antropometria é a medida do corpo.
A antropometria é um método direto de avaliação nutricional, onde são realizadas medidas nas dimensões corporais do indivíduo com o objetivo de determinar o diagnóstico nutricional ou monitorá-lo.
Vantagens da Antropometria:
- Equipamentos portáteis e de baixo custo
- Técnicas não invasivas
- Resultados rápidos e confiáveis
- Pode ser usada para monitorar intervenções nutricionais
Limitações da Antropometria:
- Baixa sensibilidade para detectar desnutrição aguda
- Não detecta carências nutricionais específicas
- Pode ser afetada pela presença de edema
Exames Bioquímicos
A avaliação bioquímica do estado nutricional é um método direto de avaliação, sendo uma das formas mais objetivas de avaliar alterações no estado nutricional.
REFLITA:
Ao nutricionista é permitido, por lei, a solicitação de exames laboratoriais/bioquímicos. No entanto, apesar de não estar definido quais são os exames liberados ou proibidos, cabe ao profissional o bom senso de solicitar os exames que estejam compatíveis à avaliação do estado nutricional.
EXEMPLO:
Por meio da avaliação dos exames laboratoriais é possível identificar que o indivíduo está com um quadro de anemia, antes que ele comece a apresentar os sintomas da anemia já instalada. Assim, será possível realizar um tratamento antes dos sinais e sintomas físicos.
Consumo Alimentar
Para a avaliação do consumo alimentar contamos com a aplicação dos inquéritos dietéticos. Esses métodos permitem uma avaliação quantitativa e/ou qualitativa do consumo alimentar do indivíduo.
Classificação dos Inquéritos Alimentares:
Prospectivos: registram informações recentes e estão associados à dieta atual (registro alimentar diário estimado, registro alimentar pesado).
Retrospectivos: colhem a informação do passado imediato ou a longo prazo (frequência alimentar, história dietética, recordatórios de 24h).
Métodos Indiretos em Detalhe
História Dietética ou Anamnese Alimentar
Trata-se de uma entrevista ampla com o objetivo de coletar todas as informações referentes aos hábitos alimentares do indivíduo durante a avaliação nutricional.
NOTA:
Todas essas informações coletadas na anamnese alimentar serão de grande importância para a prescrição nutricional e o estabelecimento da conduta dietoterápica. Não adianta prescrever um cardápio ao indivíduo sem saber quais são suas preferências e/ou aversões.
Exame Físico
Exame físico ou semiologia compreende o estudo e a identificação dos sinais e sintomas do indivíduo que comprovam o comprometimento do estado nutricional.
PASSO A PASSO do Exame Físico:
O exame físico deve ser iniciado a partir da cabeça até a região plantar. Seguindo a ordem: cabelo, olhos, narinas, face, boca, pescoço, tórax, membros superiores, membros inferiores, pele e sistemas.
IMPORTANTE:
A ordem (região da cabeça em direção à dos pés) do exame físico é importante, principalmente para segurança do paciente. Não é nada higiênico avaliar tecidos externos das pernas ou pés e, depois, mucosas, como os olhos ou a boca.
Avaliação Nutricional em Coletividades
A avaliação nutricional de coletividades diz respeito à avaliação nutricional de grupos populacionais específicos, buscando identificar o diagnóstico nutricional desses grupos.
EXPLICANDO MELHOR:
O estado nutricional é a forma como o corpo se manifesta, biologicamente, a forma como ocorre a relação entre os processos orgânicos com os aspectos sociais e externos. O estado nutricional representa o resultado do equilíbrio entre o consumo de alimentos (nutrientes) e o gasto de energia exigido pelo corpo.
Objetivos do Diagnóstico Nutricional Coletivo:
- Diagnosticar a magnitude dos problemas nutricionais
- Identificar a distribuição geográfica dos problemas
- Analisar os possíveis fatores explicativos
- Sugerir intervenções nutricionais para grupos
- Monitorar o resultado das intervenções
- Planejar políticas públicas e programas
- Avaliar os resultados das políticas existentes
RESUMINDO:
Você deve ter aprendido que a avaliação nutricional pode ser realizada individualmente ou de forma coletiva. Aprendeu também que existem diferenças importantes entre o diagnóstico individual e o diagnóstico coletivo. Além disso, viu como as pesquisas científicas podem ajudar no desenvolvimento de programas nutricionais importantes para a população.